Antônia Amorosa toma posse como presidente da Funcap e assume compromisso com desenvolvimento da cultura em Sergipe
Na tarde desta quinta-feira, 16, a cantora, compositora e escritora, Antônia Amorosa, oficializou sua posse no cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). A prestigiada cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, acompanhada por autoridades, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.
O evento contou a apresentação do grupo percussivo feminino Batalá recepcionando os convidados, além das participações da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) com o duo de piano e canto interpretando o Hino de Sergipe, e da Orquestra Sanfônica de Aracaju (Orsa), que executou o Hino Nacional.
Em seu discurso de posse, Amorosa compartilhou sua trajetória artística, homenageou as gestões anteriores e reafirmou seu compromisso com a transparência, a eficiência na gestão e a promoção de políticas públicas que atendam às demandas da classe artística.
“Almejamos uma jornada participativa, interativa, ouvindo nossos agentes, identificando as carências do setor e buscando soluções conforme alcance orçamentário e o planejamento alinhado ao foco do nosso líder, o governador do estado, Fábio Mitidieri. Queremos trabalhar para fortalecer a interiorização da cultura, estimular o intercâmbio em tempo planejável e oportuno, inovando o funcionamento das unidades dirigidas pela Fundação que urge inovação sobre vários aspectos. Almejamos uma equipe motivada e disposta a realizar os projetos em andamento, implantando novas frentes para que a cultura e os espaços dirigidos pela Funcap cumpram seu real papel”, disse Amorosa.
A presidente também destacou as primeiras medidas de sua gestão, que incluem as oitivas da Lei Paulo Gustavo (LPG), atualização do Mapa Cultural e o fortalecimento da sergipanidade, através da conjunção entre as unidades administrativas da Funcap e editais para interiorização. “Podemos estar diante de uma oportunidade única que colocará Sergipe no pódio merecido. Podemos ampliar o leque de produções, criatividade e memória. Ao mesmo tempo, urge desenvolver oficinas, treinamento e aperfeiçoamento para os agentes de cultura modernizando os serviços dos Teatros, inovando serviços nos demais espaços, colocando a rede Aperipê no centro do propósito para o qual foi criada – ser a TV da Sergipanidade. Elaborando projetos que gerem unidade e estímulo, para que não sejamos agentes separados, mas irmãos de música, literatura, teatro, artes visuais, cultura popular e todas as formas de expressões artísticas”, enfatizou.
Representando o governador do estado, Fábio Mitidieri, o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, também, direcionou sua fala à Amorosa: “Estou profundamente emocionado por estar aqui, vendo a sua vibração, sua vontade e interesse. Ouvi atentamente a sua fala, que é técnica, de quem identifica vontade de executar com clareza, as ações da cultura fortalecendo a sergipanidade”.
A Funcap, vinculada administrativamente à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), conforme a Lei nº. 8.505, é responsável pela gestão da política estadual de cultura, através do fomento às artes, ao folclore e às manifestações artísticas e culturais populares; pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural; pela a valorização das peculiaridades regionais de Sergipe e pela divulgação das atividades culturais de artistas sergipanos.
A Funcap é composta pelas seguintes unidades administrativas, a Aperipê TV, Aperipê FM, Museu Histórico de Sergipe (São Cristóvão), Galeria de Arte J. Inácio, Teatro Tobias Barreto, Cine Vitória, Museu Afrobrasileiro de Sergipe, Complexo Cultural Gonzagão, Centro de Criatividade, Teatro Atheneu, Teatro Lourival Baptista e Orsse. Além de apoiar o Museu de Arte Sacra em Laranjeiras, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão e a Casa de Cultura João Ribeiro.
Sobre Antônia Amorosa
Natural de Itabaiana, Antônia Amorosa de Menezes (55) tem sua vida dedicada às artes, à ampliação da música nordestina e ativismo cultural. Com quase 40 anos de carreira, que a permitiu vivenciar a cultura em toda a sua diversidade, na música, teatro, artes plásticas e literatura, Amorosa coleciona mais de 70 prêmios enquanto cantora e membro das Academias Aracajuana e Itabaianense de Letras, coordenadora do Fórum Sergipano de Forró para Registro como Patrimônio imaterial brasileiro, tendo experiência na área de comunicação – TV, rádio e impresso – e na gestão de políticas culturais em Sergipe.
Atualizado: 24 de fevereiro de 2023, 10:04