Publicado: 10 de setembro de 2019, 07:11

Edital Intercâmbio


O Edital – de intercâmbio e difusão cultural – tem por objetivo de apoiar iniciativas de residência, formação, intercâmbio e difusão da cultura sergipana no Brasil e no exterior.  O mecanismo do apoio é suporte financeiro para custo com transporte para artistas e promotores culturais, possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros.

A Funcap- Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, apoia esta demanda, presente no setor cultural, apoiando e difundindo o trabalho dos artistas, investindo na profissionalização e na cooperação artística no Brasil e fora dele., através de uma política pública transparente, que respeita os direitos de isonomia e igualdade, com metodologia clara de inscrição e transparência no processo de seleção.

Conforme parecer técnico da Procuradora do Estado, Helena Gondim Oliveira “o programa de Intercâmbio Cultural encampado pela área cultural do Estado, contribui com a valorização da cultura brasileira, fomentando a produção, promoção e difusão do patrimônio cultural existente no território nacional”.

OBJETIVOS

Visa contribuir para o desenvolvimento e inserção nacional e internacional do setor cultural do Estado e para a circulação de artistas e propostas culturais.  

Estimula o desenvolvimento e renovação da cena cultural local, a aproximação e fortalecimento de laços culturais com outros países e a criação de oportunidades de negócios e de participação no mercado internacional, com a promoção de exportação de bens e serviços culturais.

 METODOLOGIA DO PROJETO

O Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural é uma iniciativa da Funcap – Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART) que tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura sergipana nas áreas das ARTES CÊNICAS, das ARTES VISUAIS, do AUDIOVISUAL da MÚSICA, do PATRIMÔNIO CULTURAL, e de outras expressões culturais consideradas relevantes pela Secretaria de Estado da Cultura. 

O apoio consiste na concessão de recursos financeiros para o custeio de despesas com transporte de artistas, técnicos, pesquisadores, mestres e brincantes da cultura popular e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a finalidade de:

∙ Apresentação de trabalho próprio;

∙ Residência artística;

∙ Cursos de capacitação de profissionais da cultura.

A utilização dos recursos financeiros pelo candidato beneficiado é destinada à cobertura de despesas com transporte pessoal.

 A concessão do apoio financeiro será viabilizada com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART), com aporte de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) e estará condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART), podendo ser suspenso, caso ocorra indisponibilidade de recursos.

Os recursos financeiros serão distribuídos em percentuais iguais entre os períodos estabelecidos no cronograma, sendo R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada mês. Caso sobre recurso em quaisquer dois meses, a curadoria poderá distribuir nos meses subsequentes. 


Atualizado: 12 de novembro de 2020, 18:53