Publicado: 2 de outubro de 2019, 11:23

Teatro Tobias Barreto


O Teatro Tobias Barreto (TTB) foi inaugurado em 17 de março de 2002, dia em que se comemora o aniversário de Aracaju. É o mais novo e maior teatro do Estado de Sergipe. O TTB também é considerado um dos mais modernos espaços cênicos do país.

O teatro leva o nome de uma figura marcante da intelectualidade sergipana: o poeta, jornalista, advogado e deputado provincial, Tobias Barreto.

ARQUITETURA

O Teatro Tobias Barreto destaca-se em Sergipe enquanto obra arquitetônica pertencente ao patrimônio público, de valor universal, do ponto de vista da arte e da ciência. O prédio foi projetado pelo arquiteto Rui Carvalho de Almeida e destaca-se pelas formas geométricas bem definidas, tanto na fachada quanto nos espaços internos.

Graças ao TTB, a vida cultural na capital sergipana ganhou mais estímulo, pois sua construção permitiu que a cidade passasse a ser inserida no circuito nacional e internacional das grandes produções.

O teatro possui um sofisticado sistema de iluminação e de refrigeração, controlado por mesa computadorizada, permitindo uma recepção auditiva em todos locais da platéia, bem como direcionando ar para todo o ambiente.

O Teatro Tobias Barreto destaca-se em Sergipe enquanto obra arquitetônica pertencente ao patrimônio público, de valor universal, do ponto de vista da arte e da ciência.

ESTRUTURA

O Teatro Tobias Barreto (TTB) possui 1.328 poltronas, divididas entre plateia e mezanino, 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma para ensaio de orquestra e uma para ballet, além de foyer que pode ser utilizado para exposições. O espaço cultural conta ainda com espaços para pequenas recepções, oficinas de teatro, área livre e estacionamento.

DIREÇÃO

A diretoria do Teatro Tobias Barreto (TTB) é responsável por planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar todas as ações artísticas e culturais realizadas pelo Teatro, bem como zelar pelos fluxos administrativos. Também é ela que coordena a programação e uso dos espaços internos do teatro.

Diretora Geral
SIMONE FONTES
Telefone: (79) 3179-1490
E-mail: simone.fontes@cultura.se.gov.br

MEDIDAS DO PALCO

  • Boca de cena: 16,00 m.;
  • Altura : 9 m.;
  • Profundidade: 15 m.;
  • Procênio: 5,70m por 16m;
  • Laterais (cochias): 10 m.;
  • Urdimento: 25m.

EQUIPAMENTO DO PALCO

  • 10 tapadeiras de tecido preto (5 pernas de cada lado);
  • 02 rotunda de tecido preto;
  • 01 cortina de boca de cena de veludo vermelha;
  • 01 bambolina mestra de veludo vermelho;
  • 02 reguladores verticais em madeira forrada de veludo vermelho;
  • 05 bambolinas de tecido preto;
  • 34 varas de ferro para suspensão de cenário;com distância de 20 cm de uma para outra.
  • 01 pano de fundo cor branca.

DIMENSÕES DA PORTA DE SERVIÇO PARA ENTRADA DE CENÁRIO

  • Largura: 2,90
  • Altura: 2,45

CONTATO DOS MAQUINISTAS– Edvan (79) 8812 8346; Jorge Alberto (79) 9996 3251;

ILUMINAÇÃO:

  • 01 canhão SeguidorHMI 1200 Telem
  • 08 refletores elipsoidal de 1000w, com porta filtro, facas de recorte e íris
  • 08 refletores PC (plano convexo) de 1000w
  • 40 refletores par 64 (focos variados)
  • 72 Canais de dimmer de 4000w cada canal
  • 05 varas de luz no palco e 02 varas na platéia. 2 metros de um para outra com exceção as da platéia que são em varandas. Sendo 21 linhas dimerizadas e 06 linhas energisadas com disjuntor de 100 amper.
  • 01 Mesa de luz digital avolite PRAL 2010

Obs: Verificar a disponibilidade de lâmpadas com os técnicos e a disposição de linhas das varas de luz.

CONTATO DOS ILUMINADORES- Henrique (79) 9928 8783 /9923 8783/8844-6613  Cleverton (79) 9814 8140
CAPACIDADES DE VARAS

1º- 22 linhas para 22 refletores- 1kw-kw

2º- 22 linhas para 22 refletores- 1kw-kw

3º- 22 linhas para 22 refletores- 1kw-kw

4º- 22 linhas para 22 refletores- 1kw-kw

5º- 22 linhas para 22 refletores- 1kw-kw

  • Na plateia são 02 varas para refletores e 22 linhas cada.
  • Araras laterais são 24 linhas, 12 de cada lado.
  • Ao todo são 234 linhas, entre chão, varas, araras e (mão francesa uma de cada lado duas linhas cada)

TÉCNICOS DE ILUMINAÇÃO

– Somente para montagem, afinação e acompanhamento, ficando a operação de luz a cargo do técnico da companhia.

CONTATO DOS ILUMINADORES– Sérgio Robson (79) 9996- 5680;8805-7260   Cleverton (79) 9814-8140 Henrique (79) 9928-8783 – 9119-2015 – 8136-8727

SONORIZAÇÃO

Contato: Tadeu – 8851- 6475

  • Reprodutor e Gravador de Cassete duplo – 2 Peças TEAC
  • 01 Reprodutor de CD – 2 Peças TEAC
  • KIT de Microfone com fio para Percussão – 5 Peças modelo TSM 411 – CAD
  • KIT de Microfone com fio para Bateria – 6 Pecas – TSM 411 – 412 CAD
  • Microfone com fio Instrumentos Musicais – 4 Peças SHURE 57
  • Microfone com fio para voz e uso gera l – 6 Peças SHURE 58
  • Microfones JTS para instrumento FANTO- 02
  • Microfones sem fio SM 58 Shuri Beta U.H.F – 03 peças
  • Microfone com fio gooseneck – 2 Peças (para púpito)
  • Microfone com fio Calibrado – 1 Peça – BEHRINGER
  • Direct Box- 09 Peças-BEHRINGER ATIVO
  • 1 CDJ

PERIFÉRICOS

  • Equalizador de PA – 2 Peças BEHRINGER
  • Equalizador para palco – 5 Peças no Palco TECVOX 2013  
  • Gate de PA e Palco (insert) – 2 Peças no PA, 1 no Palco BEHRINGER
  • Compressor PA (insert)1 Peça no PA BEHRINGER
  • Processador de Efeitos Estéreos – 2 Peças BEHRINGER
  • Processador de sinal digital para o PA – Compressor de linha – 1 Peça BEHRINGER

MIXAGEM DE SINAIS

  • Controle de Mixagem (PA e Palco) 32 canais 28 federes mono e 2 federes estéreo. Equipamento Especificado: Console YAMAHA GA32/12 – 2 Peças  

SISTEMA PA FRONTAL

  • Sonofletor modelo CXTB- SUB – 4 Peças
  • Amplificador Studio R BX 2700 / modulos Bub2 e Full – 6 Peças
  • Amplificador Studio R CX 890/modulo Full – 2 Peça

SISTEMA PA DELAY

  • Sonofletor modelo9 CXTB2WMG – 2 Peças
  • Amplificador Studio R BIAMP / modulo Full – 2 Peças

SISTEMA SIDE FILL

  • Sonofletor modelo CXTB3W – 4 Peças
  • Amplificador Studio R BIAMP/ modulo Full – 2 peças
  • Amplificador Studio R BX 2700 / módulos Bub2 – 2 Peças

SISTEMA ENSAIO ORQUESTRA

Monitor com amplificador – 2 Peças

SISTEMA RETORNO DE PALCO

Monitor amplificado para Bateria – 1 Peças

Monitor amplificado para Percussão – 1 Peça

Monitor amplificado uso geral – 5 Peças

Amplificador para fones de ouvido – 1 Peça

Monitor para o retorno de guitarra – Equipamento Especificado: Fender – 1 Peca

Monitor para o retorno de Contra Baixos- Equipamento especificado: Hartke 3500 – 1 Peça

Caixas ATACK FM-300 – 02 Peças

Garras de instrumento (percurssão e bateria)- 10 peças

Obs: Verificar a disponibilidade de equipamentos com o técnico.

TÉCNICOS DE SOM

– Somente para montagem, afinação e acompanhamento, ficando a operação de som a cargo do técnico da companhia, desde que possua DRT.

CONTATOS DOS SONOPLASTAS– Tadeu (79) 9907-1020/8851- 6475

OUTRAS INFORMAÇÕES:

  • 11 camarins;
  • 01 sala de ballet;
  • 01 sala de orquestra;
  • Procênio com fosso para orquestra (atualmente em manutenção)
  • 1300 lugares. 483 Térreo e 817 Superior;  (Os 28 lugares são reservados para os portadores de necessidades especiais)
  • Altura do piso para o palco 1 m.;
  • Central de ar condicionado;
  • Foyer (pode ser usado para exposições) com 02 toaletes;
  • Plateia com duas saídas de emergência.

TÉCNICOS – OPERAÇÃO

1. Os funcionários trabalham 6 horas por dia ou 8 horas com intervalo para o almoço;

2.Os técnicos são obrigados a montar o cenário dentro do seu horário de trabalho;

3. Quando a montagem ocorrer no horário noturno, deverá observar o que preceitua a legislação (CLT);

4. Passando do horário previsto, a produção do espetáculo deverá acordar, com os profissionais envolvidos, a forma de trabalho;

5.Para operação do espetáculo, os valores sugeridos pelo Sindicato são os seguintes pisos: Operação de iluminação e som – R$120,00 (cento e vinte reais) cada profissional, Operação de maquinaria R$1200,00 (cento e vinte reais) cada profissional e Operação de canhão seguidor de luz R$120,00 (cento e vinte reais) cada profissional.

6. Para dirimir qualquer dúvida, entrar em contato com a Direção do Teatro e coordenador técnico

7. A produção deverá encaminhar com antecedência o Mapa de Luz, junto com o mapa de operação da Iluminação concebido por profissional registrado com DRT de Iluminador, caso não possua entrar em contato com os profissionais do teatro.

8.Só serão aceitos mapas de luz e plano de operação de luz dentro dos padrões técnicos.

TOBIAS BARRETO


Atualizado: 1 de julho de 2022, 20:59